terça-feira, 7 de julho de 2009

DEMOCRACIA E ELEIÇÕES

Você Presidente da OAB?

A OAB e seccionais estão inseridas neste contexto da Democracia e também passam por um processo “democrático” para a escolha de seus dirigentes. À despeito de algumas práticas ilegais, que devem ser denunciadas e certamente serão coibidas, as eleições da OAB estão abertas a todos os profissionais regularmente inscritos no Conselho Seccional da OAB, com mais de cinco anos de exercício da advocacia e que preencham os demais requisitos da Lei.

O problema é que a grande maioria dos advogados e advogadas simplesmente releva esse processo. Consolidou-se a idéia de que o objetivo do advogado é advogar e ganhar dinheiro ou que a gestão da OAB e secções é para uma categoria super especial de pessoas. Com certeza advogar e ganhar dinheiro é o objetivo principal, mas ter um conselho forte e atuante é muito importante e ajuda a atingir esse objetivo principal, conforme colocado nos tópicos anteriores. Por outro lado, a OAB e secções estarão melhor representados quando geridos por pessoas, não necessariamente especiais, mas em sintonia fina com a categoria.

São raros os profissionais que não têm alguma crítica contra a OAB (e também contra outras entidades de classe). Entretanto, eleição após eleição, as lideranças continuam as mesmas, eventualmente com alternância de grupos, sem que os descontentes utilizem a importante arma do voto para alterar essa condição. Parte deste sentimento está relacionada com a função opressora da OAB, é um órgão de fiscalização. É quem fica verificando se você está fazendo alguma coisa errada... quem é que gosta disso? Muita gente se gaba de pagar as anuidades e nunca passar nem na porta da OAB. Mas essa é a técnica do avestruz,que, comprovadamente, não produz resultados satisfatórios e ganho em eficiência e transparência.

A OAB só vai mudar, no sentido de atender suas expectativas, quando você assumir o seu papel de co-gestor do conselho. Ou seja, você precisa aceitar a idéia de que o próximo presidente da OAB pode ser você. A casa é sua. Ou então escolha um bom gestor, comprometido com a classe e a idéia da nova advocacia.

Participar das reuniões e plenárias da Ordem certamente é um ótimo passo para você começar a assumir as suas responsabilidades. Independente disso, em breve teremos novas eleições para a OAB. Participando ou não de uma chapa, você precisa interferir nesse processo da melhor forma possível (e ir lá no dia da eleição, só porque é obrigado, não é a melhor forma). Mesmo que você não componha a sua própria chapa, é fundamental sustentar outras iniciativas inovadoras.

Sustenta? Sim... Qualquer um (inclusive eu e você) tem limitações. Nós temos medo de sermos ridicularizados, perseguidos, ignorados... O que dá coragem para qualquer um seguir à frente de uma idéia, de um projeto, é o apoio moral das outras pessoas. É aí que você entra. Isso significa sustentar. Se não for “chapa branca” (a “oficial”), uma nova chapa provavelmente vai nascer bem pequenininha. Pode começar com um bate papo em uma festa em encontros casuais, uma reunião da Ordem, sabe-se lá. O importante é entender que liderança só existe com apoio dos liderados. Aliás, o “cabeça da chapa” em si, não é nada: importante é o grupo de pessoas, a chapa completa que lhe dá suporte. Portanto, se você pensa em alterar a situação atual, no que diz respeito à gestão da OAB, comece a pensar em formar sua própria chapa ou dar sustentação a alguém que tenha um grupo bom e tenha um bom projeto para a OAB e comece agora, já, engajando-se na entidade, de forma participativa e organizada.


Conclusão


Participar das eleições para a OAB não é um bicho de sete cabeças e você pode ser o próximo presidente. Se não der, apóie um colega que leve as suas propostas para o conselho. De qualquer forma, tenha em mente que ninguém vai lhe dar qualquer coisa de “mão beijada”. Você vai ter que lutar por isso.

Faça isso de forma divertida e produtiva. Monte uma rede de advogados, participe de eventos, utilize o Fórum, se lhe for útil, e aproveite todas as ocasiões para fazer novas amizades e muitas parcelas. Seja pró-ativo e ganhe mais posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário